• Espaço Natural

7 tipos de açúcares e suas diferenças.


O açúcar é um carboidrato simples e por isso eleva rapidamente a glicemia do sangue, como vimos no post anterior, portanto, deve ser consumido em pouca quantidade para manter a saúde e o peso equilibrados, e também deve ser evitado por diabéticos.



O açúcar pode variar de acordo com a origem e o processo de fabricação. Neste post iremos explicar qual a diferença entre eles:


Açúcar de coco

Obtido a partir da seiva do coqueiro, o açúcar de coco possui o menor índice glicêmico comparado a outros açúcares, totalmente natural, pois não passa por nenhum processo de refinamento e também não há adição de conservantes. Considerado um dos melhores substitutos para o açúcar comum, ele é bastante nutritivo e contém diversas vitaminas e minerais. Pode ser usado moderadamente por diabéticos.


Açúcar mascavo

Com uma cor de caramelo e sabor de rapadura, o açúcar mascavo é obtido através do cozimento da cana de açúcar e não passa pelo processo de refinamento. Isso garante a conservação de seus valores nutricionais. Embora em números de calorias não haja muita diferença, esse tipo de açúcar é considerado um dos mais saudáveis.


Açúcar demerara

É muito parecido nutricionalmente com o açúcar mascavo, pois mantém as vitaminas e minerais da cana de açúcar. Possui grão de cor marrom claro e não altera o sabor dos alimentos.


Açúcar cristal

É o açúcar branco que passa por menos processos, a partir dele que são obtidos outros tipos de açúcar como o refinado e o de confeiteiro. Com grãos maiores e mais transparentes, o que o torna difícil de ser dissolvido em líquidos. O açúcar cristal perde, em torno, de 90% dos seus sais minerais no processo de refinamento.


Açúcar refinado

Também conhecido como açúcar de mesa, é o mais popular, feito a partir da diluição do açúcar cristal, a calda obtida passa por outros diversos processos até chegar ao peneiramento. A porção mais fina é separada para o açúcar de confeiteiro. O restante é o conhecido açúcar refinado. Com os diversos processos industriais, ele acaba perdendo todo o seu valor nutricional, sendo considerado uma caloria vazia.


Açúcar de confeiteiro

Com grãos mais finos do que o refinado, este açúcar pode conter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para ter mais leveza. Por ser muito fino, é ideal para dar um toque especial nos pães e doces após o seu preparo.


Açúcar light

Composto pelo açúcar refinado e algum adoçante como por exemplo aspartame, ciclamato ou sacarina, possui até 80% menos calorias quando comparado ao açúcar comum e adoça até quatro vezes mais.


E você, consome algum desses tipos de açúcares no seu dia a dia? Não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou do nosso texto.

Gostou deste texto?

Que tal conhecer um pouco mais do nosso Blog.



Referências:

63 visualizações
  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

Rua Theodoro Holtrup, 112 | Vila Nova - Blumenau - SC

+55 (47) 3237-5631

+55 (47) 3234-2404

+55 (47) 99659-6498

© 2019 by EGV Web Design