• Espaço Natural

Você sabe o que é índice glicêmico? Descubra como isto afeta sua alimentação.

Entenda como o Índice Glicêmico é impactado por suas escolhas alimentares e como tomar decisões para uma alimentação mais equilibrada. No post de hoje vamos compartilhar dicas de como cuidar um pouco mais deste assunto na sua alimentação.




O índice glicêmico (IG) é um indicador da velocidade de transformação do carboidrato em glicose. Ele mostra o quão rápido um alimento ingerido consegue aumentar a “glicose no sangue”, que também é conhecida como “glicemia”.


Você sabia que somente os carboidratos possuem IG? Pois é, os carboidratos são a principal fonte de energia para o funcionamento do corpo e estão presentes nos principais alimentos do nosso dia-a-dia como pães, massas, etc. Para podermos usá-los como energia nosso corpo o transforma em glicose, pois nesta forma é melhor absorvido pelo organismo.


A velocidade que esse nutriente é absorvido varia dependendo de fatores como: composição do alimento, tipo do carboidrato (simples ou complexo) e também da presença ou não e suas respectivas quantidades de proteínas, gorduras, fibras, entre outros.


O aumento da glicemia provoca a liberação de insulina na corrente sanguínea, para que a glicose que está no sangue entre nas células e assim forneça energia para todas as funções.


Então você deve estar pensando que consumindo alimentos com alto IG terá mais energia? Infelizmente não é bem assim que o corpo funciona, pois quando se consome muitos alimentos com alto índice glicêmico, ocorre uma elevação na glicose sanguínea de forma muito rápida, em resposta nosso organismo produz uma grande quantidade de insulina, esta, por ter sua produção elevada rapidamente provocará uma hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue), pois irá reduzir muito a quantidade de glicose no sangue, este conjunto de ações do nosso corpo pode causar cansaço, dores de cabeças, mal humor e até aumento da fome.


Na prática, o Índice Glicêmico aponta quais são os alimentos que devemos prestar mais atenção para evitar aquele sobe e desce abrupto da glicemia.


Por fim, a dica que deixamos é tenha uma alimentação equilibrada! Busque variar suas refeições, consumindo alimentos diferentes e ricos em nutrientes. Não esqueça que cada pessoa é um organismo diferente e portanto lembre-se de consultar um nutricionista regularmente para entender melhor sobre o impacto do IG dos alimentos e também quais as melhores escolhas para atingir seus objetivos.


Gostou deste texto?

Que tal conhecer um pouco mais do nosso Blog.



Referências:

  • https://www.drmarcossandoval.com/livro/Livro_-_Tudo_o_que_voce_precisa_Saber_-_Capitulo_13_web.pdf

  • https://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u168.shtml


#indiceglicemico #diabetes #espaconaturalblumenau

134 visualizações
  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

Rua Theodoro Holtrup, 112 | Vila Nova - Blumenau - SC

+55 (47) 3237-5631

+55 (47) 3234-2404

+55 (47) 99659-6498

© 2019 by EGV Web Design