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Por que consumir oleaginosas?

As oleaginosas são sementes riquíssimas em nutrientes e muitas vezes conhecidas por suas principais representantes que são as castanhas e nozes. Os principais tipos são as amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, avelãs, nozes, entre outras que são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico e seus diversos benefícios para a saúde.




São excelentes fontes de energia, devido aos seus lipídios constituintes. Estudos têm demonstrado relação inversa entre a ingestão de castanhas, incluindo as nozes, e as doenças como doenças cardiovasculares e cânceres.


Vamos conhecer um pouco mais de algumas dessas oleaginosas:


Avelã

Possui quantidade significativa de potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas A, E, B1, B2 e C. Por apresentar alta quantidade de vitamina B1 e possuir fósforo, é excelente para a memória. É indicada para pessoas com diabetes, desnutrição e anemia. Previne e reduz problemas relativos à taxa de colesterol alto.


Amêndoa

Rica em proteínas e vitamina E, é boa fonte de minerais como o cálcio e ferro, contém antioxidantes como resveratrol, quercetina e caempeferol, capazes de reduzir o colesterol “ruim” e combater os radicais livres, prevenindo doenças e trazendo bem-estar. Ainda pode ser empregado como substituto ao leite. O leite a base de amêndoas é fonte de ferro, nutrientes e ainda é indicado para quem sofre com a intolerância à lactose ou busca uma alternativa mais saudável.


Castanha de Caju

Excelente fonte de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais como vitamina E (antioxidante), Selênio, Potássio, Zinco, Ferro, Cálcio e Fósforo. Estudos recentes atestam que a castanha de caju é altamente benéfica e fundamental para a saúde do coração pois contém ômega 3 que é um protetor cardiovascular natural.


Castanha do Pará

Também conhecida como "Castanha do Brasil", seu uso é comum na culinária amazônica e hoje já é popular em todo o país. Rica em selênio, um poderoso antioxidante capaz de prevenir os danos causados pelos radicais livres, contribui para o bom funcionamento da glândula tireóide, bem como a prevenção de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e também auxilia na expulsão de metais pesados que se alojam em nosso organismo. É encontrada em algumas variedades: inteira, quebrada, com ou sem casca.


Nozes

Por ser rica em antioxidantes, especialmente vitamina E, é comprovada como agente de prevenção do câncer. Essa mesma vitamina E é importante para a fertilidade masculina. Compostos chamados fitoestrogêneos reduzem os problemas relacionados a menopausa, especialmente osteoporose. Para os que fumam ou vivem em locais muito poluídos, os antioxidantes presentes nas nozes, especialmente o gama-tocoferol, melhoram o funcionamento pulmonar e reduz os danos das toxinas inaladas.


Mesmo sem o conhecimento dos compostos envolvidos, sabe-se que o consumo de nozes auxilia no tratamento da diabetes e da hipertensão. O resveratrol, encontrado no vinho tinto e associado à prevenção de males do coração, também existe nas nozes. Os ácidos graxos ômega 3 e 6, também estão presentes nas nozes.


Um dos grandes diferenciais é que podem ser consumidas em lanches ao longo do dia, puras ou com mix de frutas secas. Além de poderem ser adicionadas à receitas como pães, risotos, massas e também usadas como pastas, ou patês.


Os lipídios presentes nas sementes descritas podem ser consumidos através da própria semente ou podem ser extraídos. O consumo regular desse tipo de alimento é muito importante para a manutenção da saúde, desta forma, as oleaginosas são consideradas como alimento naturalmente funcional, promovendo a saúde.


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Referências:

  • Grotto, D. W. 101 Alimentos que podem salvar sua vida. Larousse 1ª ed, SP, 2008.

  • http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/artigos/2005/artigo.2005-12-29.6574944222#

  • Popinigis, F. Fisiologia da semente. 8 ed. Brasília Ministério da Agricultura, AGIPLAN, 1985. 289 p.

  • http://dermage.com.br/dermage/paginas/estudo-oleo-de-amendoas-doces.pdf

  • Coates, A. M. & Howe, P. R. Edible nuts and metabolic health. Curr Opin Lipidol. Feb;18(1):25-30. 2007.

  • Mattes, R. D. et al., Impact of Peanuts and Tree Nuts on Body Weight and Healthy Weight Loss in Adults. American Society for Nutrition. 0022-3166 2008.

  • Freitas, J. B & Naves, M. M. V. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, 23(2):269-279, mar./abr., 2010

  • http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/JHealthSci/article/view/1212

  • https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/662

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